USINA_ctah
  • INÍCIO
  • HOME
  • trabalhos
  • WORKS
  • TEXTOS
  • TEXTS
  • videos
  • VIDEO
  • sobre
  • ABOUT
  • parceiros
  • PARTNERS
  • contato
  • CONTACT
  • BLOG

projeto USINA 25: lançamento do livro e do documentário

16/5/2016

0 Comments

 
No dia 31/05, o Projeto Usina 25, que compreende uma série de ações voltadas para a preservação e ativação da memória da assessoria técnica Usina CTAH, lança o livro Usina: entre o projeto e o canteiro (Edições Aurora, 380 páginas) e o documentário Arquitetura como prática política. As duas iniciativas contaram com o patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP).

Na ocasião, além da exibição do documentário, haverá a distribuição gratuita do livro – inicialmente, apenas para as pessoas que se inscreveram por meio deste link, e a partir das 20h, para qualquer interessado (para tanto, é necessário colocar o nome na lista de espera).

O evento será realizado a partir das 18h na Casa do Povo (Rua Três Rios, 252, Bom Retiro, São Paulo - SP).


PROGRAMAÇÃO

18h00: Acolhimento/ distribuição do livro


18h50:
Mariana Lorenzi -- Boas vindas da Casa do Povo

19h00: Gilberto Belleza -- Apresentação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP)

19h10: Apresentação da Usina CTAH

19h20: Ícaro Vilaça -- Apresentação do livro
Usina: entre o projeto e o canteiro

19h30: Maiári Iasi -- Apresentação do documentário Arquitetura como prática política


19h40: Exibição do documentário


20h40: União dos Movimentos de Moradia -- Comentário sobre o livro e o documentário


20h50: José Correia Tavares de Lira (FAU-USP) -- Comentário sobre o livro e o documentário

21h00: João Marcos de Almeida Lopes -- Encerramento


21h10: Festa!


** Tanto o Metrô Tiradentes quanto o Metrô Luz servem para chegar na Casa do Povo. Estude o caminho no Google Maps e escolha a melhor opção! Se estiver de bike, é possível estacioná-la no térreo da Casa do Povo.

** O lançamento começa às 18h e acontece no segundo andar da Casa, que dispõe de 100 cadeiras. Chegue cedo pra garantir a sua!

** Comes e bebes serão vendidos pelo Al Janiah durante o lançamento, com possibilidade de pagamento em dinheiro ou cartão de débito.

** O DJ Hugo Perucci toca das 21h às 23h



Picture

SOBRE O LIVRO

Realizado pela Usina CTAH a partir de um processo de pesquisa patrocinado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP), o livro Usina: entre o projeto e o canteiro apresenta um conjunto de textos que reflete sobre diferentes aspectos da atuação da assessoria técnica e uma seleção de trabalhos realizados nos últimos 25 anos, incluindo processos em andamento – como os Mutirões Tânia Maria e Cinco de Dezembro, em Suzano (São Paulo), e o Reassentamento da Comunidade do Piquiá de Baixo, em Açailândia (Maranhão).

Prefácio: Sérgio Ferro

Organização: Ícaro Vilaça e Paula Constante

Edição: Júlia Ayerbe (Edições Aurora • Publication Studio São Paulo)

Projeto gráfico: Daniel Sabóia, Patrícia Almeida e Fábio Steque (TANTO Criações Compartilhadas)

Patrocínio: Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP)



Picture

SOBRE O DOCUMENTÁRIO

Em 2015, a jornalista Sabrina Duran – responsável pelo projeto de investigação jornalística Arquitetura da Gentrificação​ – e a diretora de arte Gabriela Nunes foram convidadas a iniciarem um processo de pesquisa visando a criação de um documentário de média metragem baseado no material de arquivo da assessoria e em entrevistas com técnicos envolvidos nos principais processos desenvolvidos pela Usina.

Tendo como fio condutor a trajetória da assessoria, o documentário "Arquitetura como prática política – 25 anos de experiência da Usina" visa situar a relevância histórica e as contribuições originais de arquitetos/as, cientistas sociais e profissionais de outros campos de atuação que se colocaram a serviço da efetivação do direito à moradia e do direito à cidade através de processos desenvolvidos junto a movimentos sociais – quer seja nos projetos desenvolvidos em conjunto com os futuros moradores, na inovação tecnológica e produtiva, nos processos de educação popular ou na organização do trabalho no canteiro de obras.

Direção: Gabriela Nunes e Sabrina Duran

Roteiro: Gabriela Nunes, Maiári Iasi e Sabrina Duran

Entrevistas: Ícaro Vilaça e Sabrina Duran

Captação, áudio e edição: Gabriela Nunes

Produção: Usina CTAH

Equipe de produção: Gabriel Delduque, Ícaro Vilaça, Israel Pacheco Júnior e Maiári Iasi

Projeto gráfico: Daniel Sabóia, Fábio Steque e Patrícia Almeida (TANTO Criações Compartilhadas)

Patrocínio: Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo - CAU/SP​

Apoio: Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas​


0 Comments

revisão do plano diretor participativo de jandira

4/5/2016

0 Comments

 
Picture
Picture

Em 2015, a Prefeitura Municipal de Jandira abriu licitação pública a fim de contratar uma consultoria para a revisão de seu Plano Diretor Participativo (PDP), elaboração da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo (LUOS) e revisão do Código de Obras.

A USINA, que já havia trabalhado com planejamento urbano em outras oportunidades (como no PLHIS de Diadema e no Plano Habitacional da Cidade Tiradentes), participou do processo licitatório e teve sua proposta selecionada. O processo foi iniciado em janeiro de 2016, em parceria com a assessoria técnica Peabiru TCA, com o arquiteto Milton Nakamura, o geógrafo e advogado Ricardo Baitz, a socióloga Ada Maria Junqueira, a Vetiver Engenharia Ambiental e uma equipe de consultores.

A metodologia proposta parte da compreensão do planejamento urbano como um campo de conhecimento e atuação – e não como disciplina, concepção baseada na autora Norma Lacerda (2013). Nesse sentido, cabe ao planejamento a articulação cuidadosa entre disciplinas diferentes como a economia, a geografia, a biologia, a antropologia, a história, etc., reunidas em torno de um foco agregador: o território.

A partir dessa concepção, foi proposto trabalhar com duas linhas de abordagem: temática e territorial. A linha temática tem como objetivo abranger, dentro da totalidade do município de Jandira, um tema específico (o transporte, por exemplo), enquanto a linha territorial tem como objetivo trabalhar temas diversos como economia, meio ambiente, habitação, etc. dentro de um território específico.

A proposta ainda estabeleceu uma metodologia participativa estrutural para a realização do diagnóstico e das propostas relativas aos diversos temas e territórios do município, através de reuniões e oficinas temáticas e territoriais, abertas à participação da população e das entidades organizadas da sociedade civil.

Para além da multidisciplinaridade, Norma Lacerda aborda a transdisciplinaridade no planejamento urbano a partir de uma concepção de Roque Theóphilo, segundo o qual a transdisciplinaridade "propõe transcender o universo fechado da ciência e trazer à tona a multiplicidade fantástica de modos de conhecimento assim como o reconhecimento da multiplicidade de indivíduos produtores de todos estes novos e velhos modos de conhecimento. A partir de então, surge a necessidade de reafirmar o valor de cada sujeito como portador e produtor legítimo de conhecimento".

A afirmação de cada sujeito como portador e produtor legítimo de conhecimento foi a base da metodologia participativa proposta. Para tanto, os princípios e métodos do educador Paulo Freire também estão na base da elaboração das atividades, que podem se estender para o projeto arquitetônico e para o canteiro de obras.

O processo participativo prevê a aplicação de questionários nas escolas da rede municipal e através dos agentes comunitários de saúde, eventos públicos de formação, como aulas públicas, grupos de trabalho para a elaboração de propostas, entre outros.

O processo está em andamento e pode ser acompanhado através do site planodiretor.jandira.sp.gov.br e da página Plano Diretor Jandira no Facebook.

​
REFERÊNCIAS

LACERDA, Norma. O campo do planejamento urbano e regional: da multidisciplinaridade à transdisciplinaridade. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais. Maio, 2013, Vol. 15 Issue 1, p77-93.

THEÓPHILO, Roque. A transdisciplinaridade e a modernidade. Clique aqui para consultar.

0 Comments

    ARQUIVOS

    May 2017
    October 2016
    September 2016
    May 2016
    March 2016
    January 2016
    November 2015
    October 2015
    August 2015
    July 2015
    June 2015
    May 2015
    April 2015
    March 2015
    January 2015
    November 2014

Powered by Create your own unique website with customizable templates.